top of page

Bio Timeline

left-arrow.png

2021

Anúncio HubCG - Plataforma de desenvolvimento pleno do Setor de Games, com investimento inicial de R$ 300 milhões e área de trabalho de 10.000 m2 no Costão do Santinho. Este empreendimento inovador posicionará Florianópolis estrategicamente no mundo dos Games.

left-arrow.png

2020

Lançamento do SUPERHUB NANO - a principal plataforma de conexão, articulação de projetos inovadores em Nanotecnologia no Paraná, que reúne 18 instituições de CT&I (universidades públicas, federais e estaduais, universidades privadas e TICs).

left-arrow.png

2019

Convite do Governador Ratinho Junior para estruturar da Nanotecnologia no Estado do Paraná, no qual foram apresentadas aplicações com Grafeno e um projeto de criação do primeiro Pólo de Nanotecnologia do Paraná.

Apresentação do Projeto de Lei 880/2019 (Marco Legal de Nano e Materiais Avançados) e PLP 23/2019 (Simples Nacional) com o Sen. Jorginho Mello.

WhatsApp Image 2024-01-11 at 15.45.51-4
WhatsApp Image 2024-01-11 at 15-245.50
Posse-leandro
WhatsApp Image 2024-01-11 at 15-3.45.51

Invitation to present the Brazilian Nanotechnology Plan and Strategy and Advanced Materials in the International Nanotechnology Organizations Meeting, at TechConnect World 2019.

Lançamento da Associação Brasileira de Nanotecnologia (BrasilNano) na Feira Analitica, em parceria com a Nuernberg Messe, e com a assinatura de um acordo de cooperação com a organização Pan Canadense de Nanotecnologia NanoCanada.

left-arrow.png

2018

Lançamento do Plano Nacional de Convergência e Capacitação de Tecnologias, como um Plano Estadual, para o avanço e fortalecimento da Nanotecnologia, Materiais Avançados, Fotônica e Tecnologias para Manufatura Avançada / Indústria 4.0.

Membro do comitê Route 2030 para construir o maior programa de inovação para o setor automotivo. Inseridos na medida provisória as definições do texto de Nanotecnologia para peças, autopeças e componentes; da Nanotecnologia em processos e na Indústria 4.0.

Articulação na Câmara, Senado e Presidência da República para aprovação de orçamento de R$ 617 milhões na LOA 2018, em benefício do pleno desenvolvimento das áreas de Nanotecnologia, Materiais Avançados, Fotônica, Indústria 4.0, IoT e Terras Raras.

Mais Info

Liderei a delegação brasileira apoiada pelo projeto Diálogos Setoriais em Inovação em Fotônica e Nanotecnologia para Equipamentos Médicos. A delegação reuniu-se com a DG Connect, DG RTD, imec e Photonics 21. Durante as visitas apresentaram as suas soluções, participaram em reuniões estratégicas e colaboraram com os cidadãos da UE para produzir a próxima iniciativa europeia de financiamento do quadro de CT&I em Fotónica.

left-arrow.png

2017

Convidado a assumir o cargo de 1º Coordenador Geral de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (responsável pelas políticas públicas e programas nacionais em Nanotecnologia, Fotônica, Materiais Avançados e Manufatura Avançada / Indústria 4.0) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) , Brasil.

left-arrow.png

2016

Lançamento do 1º livro Nanosafety no Brasil. O livro detalha os vários conceitos de nanotecnologia e nanossegurança. São apresentados exemplos de boas práticas em nanotecnologia para fabricação em laboratórios, explicações sobre nanotoxicidade, propriedades físico-químicas e técnicas de manuseio e medição de nanomateriais.

Membro da comissão organizadora da segunda feira nacional de Nanotecnologia - NanoTrade Show. Liderou uma delegação de 16 membros da API.nano em um espaço único de desenvolvimento de negócios no Brasil. Três de nossos membros ganharam o Key Enabling Technology Awards.

left-arrow.png

2015

Minha primeira reportagem em um grande e conceituado jornal nacional sobre o trabalho de divulgação da Nanotecnologia no Brasil, por meio do empreendedorismo inovador.

A publicação também me inclui na linha do tempo da história da nanotecnologia.

Member of the organizing committee of the first national trade fair in Nanotechnology - NanoTrade Show. Led an 11-member delegation of API.nano in a unique space for business development in Brazil.

Primeiro engajamento  do API.nano com a Sociedade de Engenheiros Automotivos - SAE Brasil, apresentando inovações em Nanotecnologia para todas as principais empresas automotivas do Brasil. O evento foi um sucesso absoluto que o presidente da SAE Brasil decidiu, no mesmo dia, criar um Comitê permanente de Novos Materiais e Nanotecnologia.

left-arrow.png

2014

API.nano, o primeiro Pólo Inovador de Nanotecnologia e Santa Catarina ganha destaque em Nanotecnologia em entrevista a Ethevaldo Siqueira, renomado jornalista em Tecnologia. A Entrevista destacou que "Apesar de ser uma iniciativa recente, o API.nano vem conquistando reconhecimento e apoio do governo federal, bem como de parceiros de todo o Brasil".

left-arrow.png

2013

Lançamento do API.nano pelo então Presidente da Fundação CERTI e idealizador Carlos Alberto Schineider, em Florianópolis, com a presença e apoio do então Secretário do MCTI Adalberto Fazzio e demais dignitários. Nesse dia fui eleito pelos membros do API.nano, seu Secretário Executivo, tarefa que cumpri com grande satisfação e dedicação.

Invited to represent Prof. Luismar Porto at the 1st Technical-Scientific Symposium of API.nano in Florianópolis, without this opportunity I would have given up my career in Nanotechnology.

In the same year I started my Post-doc under supervision of Prof. Luismar in his InteLAB group, at UFSC. Therefore I always be grateful to him.

left-arrow.png

2010

Recebi meu título de PhD em Nanotecnologia pela Universidade de Sheffield. Meu tema de doutorado foi Modeling Mobility: Nanoswimmers moving at  nanoscale, uma teoria nova e robusta para controlar e projetar o movimento autônomo de nano nadadores (nanorrobô) em nanoescala sob movimento browniano resolvendo Equações de Langevin. Os métodos foram amplamente testados (em Terabytes de dados) e os resultados numéricos concordaram fortemente com os dados experimentais.

left-arrow.png

2006

Após anos procurando uma oportunidade de trabalhar com Nanotecnologia, encontrei o Prof. Anthony Ryan OBE, da Universidade de Sheffield, muito famoso no campo da Nanotecnologia, e agraciado pela Rainha com o título de Ordem do Império Britânico (OBE ), por serviços à Ciência, o que me deu a oportunidade de fazer o doutorado logo após minha formatura. Sou eternamente grato ao Prof. Tony Ryan, e também ao igualmente renomado Prof. Richard Jones FRS (Consultor do Governo Britânico para Nanotecnologia e outras Tecnologias), Prof. Patrick Fairclough bbrilhante cientista de polímeros e avaliador independente and Prof. Ramin Golestanian, um dos melhores físicos teóricos de hoje.

left-arrow.png

2000

Participei do Projeto Ciclope, um projeto bilateral entre Brasil e Alemanha do Prof. Aldo von Wangeheim, at UFSC, que fez parte da busca para trabalhar com Nanomedicina. Nesta ocasião aprendi e reforcei muito nos meus conhecimentos de Informática Médica e Telemecina, com acesso às mais diversas e inovadoras tecnologias da época em Visão Computacional, Computação Gráfica, Inteligência Artificial na criação de ferramentas para um atendimento médico preciso e melhor diagnóstico.

left-arrow.png

2003

Graduei em Engenharia da Computação pela UNIVALI. Meu projeto de fim de ano foi o Desenvolvimento de um Sistema que Detecta, Mede e Reconstrói Automaticamente Aneurismas Volume de Tomografia Computadorizada Tridimensional usando Processamento Avançado de Imagens, Visão Computacional e Algoritmos de Inteligência Artificial para a empresa Nano Endoluminal. Recebi o prêmio de melhor desenvolvimento de software do grupo e fui convidado como pesquisador visitante em instituições parceiras alemãs com bolsa do DAAD.

left-arrow.png

1998

Primeiro contato com o Dr. Eric Drexler, Dr. Ralph Merkle, Dr. Robert Freitas e Scott Mize.

left-arrow.png

1997

Iniciei meu curso de graduação em Engenharia da Computação.

left-arrow.png

1992

Primeiro contacto com Nanotecnologia, devido a artigo sobre Nanotecnologia publicado na revista Super Interessante

bottom of page